Você já parou para pensar na importância de aplicar tipos de comunicação assertiva diferentes no ambiente de trabalho? Para Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One — um conglomerado formado por mais de 14 empresas atuantes em variados segmentos de relevância em todo país —, desenvolver a assertividade nos negócios é indispensável para o mantimento de uma comunicação clara e eficaz.
De acordo com o empresário Mailon de Lara Vaz, a assertividade é uma técnica que colabora para a redução da ansiedade e do estresse de quem a pratica, uma vez que melhora sua comunicação, fazendo com que você lide melhor com diálogos, escuta e, principalmente, respostas. Com os tipos de comunicação assertiva, é possível: dizer não; expressar sentimentos; criticar sem se sentir culpado; mudar de opinião e fazer pedidos.
Logo, aqueles que desenvolvem a comunicação assertiva conseguem se comunicar melhor.
Contudo, o desenvolvimento dos tipos de comunicação assertiva não devem ser feitos pensando em resultados ao invés do processo. Afinal, é preciso compreender que a assertividade não está ligada com a conquista constante do que se pede/espera.
Tipos de comunicação assertiva:
- Assertividade básica: para uma comunicação assertiva básica, é preciso levar em consideração os aspectos de reconhecimento em relação a pessoa ou a situação. Trata-se do ato de reconhecer os sentimentos, desejos, crenças, ou situação da pessoa. Esse tipo de resposta produzida facilita a escuta por parte do interlocutor, uma vez que este compreende que seu ponto de vista foi levado em consideração.
- Assertividade escalonada: segundo o CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, dentre os tipos de comunicação assertiva, a assertividade escalonada é uma resposta utilizada quando a comunicação assertiva básica não surtiu efeito em seu interlocutor.
- Asserção de confronto: esse tipo de comunicação assertiva é ideal para momentos de discrepância, isto é, palavras usadas pela pessoa que se distinguem de seu comportamento. Essa resposta se divide em três partes: descrição objetiva do que a outra pessoa disse que faria, descrição do que a outra pessoa fez na realidade, expressão do que realmente pretende. No parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, essa técnica permite uma melhor resolução de conflitos, pois há menor probabilidade do interlocutor reagir de modo defensivo.
A mensagem do eu: por fim, o empresário Mailon de Lara Vaz comenta que a mensagem do eu é o momento em que o indivíduo assume a responsabilidade pelo que verbaliza, expressa ou sente, incluindo desejos, sentimentos e asserções. Esse tipo de comunicação assertiva é elaborada de maneira concreta e possui efeitos positivos, pois não ataca a autoestima do outro.