A avaliação de um vinho leva em consideração diversos aspectos referente a qualidade da bebida e, de acordo com Marco Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria, as pessoas que os avaliam são treinadas e especialistas, as quais degustam milhares de vinhos diferentes durante o ano. Quer saber mais? Leia o artigo a seguir:
Esses especialistas, segundo Marco Carbonari, utilizam seus parâmetros baseados em experiências e estudos para comparar e avaliar as bebidas elaboradas de acordo com o terroir, uva, produção, sabor, aroma e por aí vai. É importante que o degustador deixe seu gosto pessoal fora da avaliação, realizando seu trabalho mesmo não gostando do estilo da bebida, uva e etc.
Normalmente os críticos usam a escala de 100 pontos, levando em consideração diversos critérios. Marco Carbonari revela que é comum que, a princípio, a degustação seja feita às cegas para que a decisão não seja influenciada, e logo após, os avaliadores dão suas respectivas opiniões e o vinho é tabulado e chega à nota final.
Marco Carbonari conta que os vinhos com notas altas (principalmente quando acima de 90 pontos) são extremamente valorizados, refletindo diretamente no valor da bebida. Porém, é necessário se atentar ao crítico, uma vez que é necessário credibilidade para garantir bons negócios.
Quer saber mais sobre o incrível universo dos vinhos? Marco Carbonari convida a todos ao Vale do Baú em São Paulo para visitar a espetacular Vinícola Santa Maria. Para agendar, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (12) 9 9649-2728.
Acesse o site e saiba mais: www.villasantamaria.com.br/.