Você sabia que filhotes de cachorros, assim como as crianças, também possuem dentes de leite? Pois é, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, que é amante do mundo canino, comenta que diversas pessoas se surpreendem ao se depararem com os dentes molinhos dos filhotinhos, e por isso decidiu reunir neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esse evento da vida dos caninos. Confira!
Antes de mais nada, o entusiasta Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que é super comum os filhotes trocarem de dente, pois sua arcada dentária ainda é bem pequena e necessita ser trocada para a vida adulta do cãozinho. Por essa razão, se por acaso você vir algum dentinho pelo chão, ou sentir o dente do seu pet amolecendo, não se assuste: é completamente normal!
Mas se você está se perguntando a partir de qual momento se preparar para a troca dos dentinhos do seu pet, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que, geralmente, os cachorros começam a trocar de dentes entre o quarto e sexto mês de vida, mas é claro que o processo tende a variar de acordo com o porte e raça do canino.
Além disso, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que essa troca costuma acontecer ao longo de dois meses mais ou menos, acontecendo sempre de forma gradual e variando, também, de acordo com o porte e raça do cãozinho. Nesse caso, a recomendação não só do empresário como de diversos profissionais é que você curta o processo e as mordidinhas carinhosas que seu pet dá em suas mãos, pois essa festa tende a terminar nos sete meses de vida.
E se você está se perguntando quantos dentes o seu cãozinho irá perder até que cheguem os permanentes, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica: os cachorros possuem 42 dentes permanentes, mas nem todos irão ser trocados. Pelo contrário, os cãozinhos possuem apenas 28 dentes de leite que, apesar de muito “piticos” e lindinhos, serão substituídos, sim, por outros mais fortes, resistentes e bonitos.
Mas as informações sobre a troca de dentes dos caninos não param por aqui: o renomado Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica, por fim, que está tudo bem se você não conseguir ver a troca dos 28 dentinhos, pois por serem pequenos, passam facilmente no trato intestinal dos pets. Por essa razão, não se desespere: se você é mãe ou pai de pet “real e oficial” e quer guardar os dentinhos, foque apenas naqueles que conseguir e relembre a “infância” do seu pet depois!