O empresário Valdir Piran, Presidente do Grupo Piran e investidor imobiliário, concede à nossa redação uma entrevista, elencando as vantagens e desvantagens de se investir em Fundos Imobiliários, os chamados FIIs, ou investir em imóveis físicos. Está em dúvida de como investir no mercado imobiliário? Confira o artigo abaixo e tire suas próprias conclusões.
Há diversas maneiras de investir no mercado imobiliário, as LCIs são um exemplo. Contudo, neste artigo, o enfoque é voltado em dois tipos de investimento comumente conhecidos. Desse modo, Valdir Piran sobre os modais, enfatiza que não há investimento certo ou errado, existe o investimento que melhor se adequa às suas expectativas e planos.
Por isso, sobre os fundos imobiliários, o empresário Valdir Piran ressalta algumas vantagens, como a possibilidade de começar com pouco. Para investir em um imovel físico, primeiro, é necessário comprar um imovel já pronto ou um terreno, além disso, soma-se o custo do material e da mão de obra, sem contar que em regiões mais privilegiadas o preço do metro quadrado é relativamente mais caro.
Além disso, ainda sobre imóveis físicos, Valdir Piran elenca os custos de manutenção, impostos e demais adversidades que possam ocorrer, afinal, mesmo alugado, os reparos são por conta do proprietário, assim como consta na maioria dos contratos de aluguel. Entretanto, os fundos imobiliários também possuem ressalvas. Confira a seguir.
Investir em um bom fundo, diversificado e com uma boa gestão, é uma ótima maneira de investir o seu dinheiro, enfatiza Valdir Piran. Contudo, nem sempre os Fundos são as melhores opções, isso porque além de pagar a taxa de administração, por vezes, por não conter os requisitos necessários, como uma boa diversificação e gestão, já citados acima, o fundo pode não ser a melhor alternativa.
O Fundo Imobiliário, por mais que se consolide como um investimento sólido comparado a outros ativos de renda variável, não deixa de ser um ativo de renda variável, portanto, a sua variação pode elevar ou declinar seu investimento. A dica de Valdir Piran, nesse caso, é pesquisar a fundo a diversificação, localização e histórico do fundo, bem como, no caso de imóveis físicos, a região e o potencial de valorização do imovel.