Você está interessada em se tornar uma empreendedora? Segundo Claudia Martinez, as mulheres ainda possuem diversos obstáculos a serem ultrapassados em campo, como o empreendedorismo. Não deixe de conferir como uma mulher pode se tornar uma investidora e o ponto alto de um negócio de sucesso.
Empreendedorismo
O ato de empreender é a iniciativa onde alguém tem de criar uma marca, produto ou empresa com o intuito de obter sucesso e lucros, ou até mesmo implantar novos processos em algum desses campos. Normalmente, quando falamos sobre empreendedorismo, o que mais vemos é a criação de empresas, já que é um ramo bastante amplo e com grande variedade de nichos.
A empreendedora Claudia Angelica Martinez afirma que defende qualquer tipo de investimento em um empreendimento, seja ele um grande ou pequeno negócio, principalmente se for uma tentativa feminina de obter sucesso, o que muitas vezes é um pouco mais difícil do que o normal, mesmo que, para as mulheres, para empreender, a variedade de áreas seja bem maior.
Mulheres empreendendo
Depois da pandemia do covid-19, muitas empresas perderam seus recursos e, consequentemente, seus lucros, o que aumentou o desemprego, fazendo com que muitas pessoas precisassem procurar outras alternativas para garantir seu sustento de todos os dias. E com muitas mulheres, Claudia Martinez conta que essa crise foi bem pior, uma vez que muitas são a única provisão que sua família possui.
Sendo assim, diversas mulheres precisaram ir atrás de outras alternativas que as ajudassem nisso, o que formou muitas empreendedoras durantes a pandemia e que continuaram depois. Muitos desses empreendimentos foram: artesanato, cabeleireiro, comida caseira, manicure, vestimenta, consultoria de vendas, acessórios, bem-estar, e-commerce e diversos outros tipos de empreendimento. Esse foi um passo muito grande e bem positivo na vida de muitas mulheres que precisavam dessa iniciativa, fazendo com que elas lucrassem bem mais do que seus antigos trabalhos registrados.
Como investir?
Para investir, antes é preciso saber que ter um bom recurso é essencial, afinal, você precisa de um começo para conseguir que seu negócio seja de sucesso. Depois disso, é preciso seguir alguns passos para determinar qual seu foco e qual seu objetivo, como por exemplo:
- Determine seu foco de investimento
- Identifique seu público-alvo
- Invista em uma equipe de marketing
- Invista em uma equipe do segmento do seu negócio
- Invista cada vez mais conforme o crescimento do negócio
Segundo Claudia Angelica Martinez, esses são passos essenciais para mulheres que querem começar a investir e ter sucesso com o empreendedorismo. Mesmo que ainda haja obstáculos como a violência de gênero, todos os dias, as mulheres vêm se superando cada vez mais, conquistando seu espaço em ramos como do empreendedorismo, e muitos outros que antes não ocupavam.