Para o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, grande entusiasta em conhecimentos de Recursos Humanos, a contratação de funcionários é um processo englobado em diversas motivações, mas independente de quais sejam elas, uma coisa é certa: processos com mais filtros e uso de ferramentas digitais costumam ser mais bem sucedidos, uma vez que buscam, dentre tantas coisas, funcionários que realmente estejam alinhados com o perfil, cultura e valores da empresa.
Isso porque, com um mundo cada vez mais diverso, ter colaboradores alinhados aos fatores citados acima que são importantes para uma empresa, não é de interesse e nem benéfico somente para elas, senão para seus colaboradores, uma vez que um ambiente confortável nesse sentido para se trabalhar, é crucial. Por isso, se você quer entender com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui como funcionam, mais ou menos, as etapas de um processo seletivo aplicado por grandes e potenciais empresas hoje, acompanhe até o final.
Descrição mais detalhada e completa das vagas
A primeira etapa seguida por essas empresas hoje, de acordo com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, é a descrição mais detalhada e completa das vagas em aberto, isto é, com informações de requisitos, o trabalho a ser realizado e, é claro, benefícios. Isso é capaz tanto de atrair mais pessoas realmente comprometidas e interessadas, como de evitar receber currículos que não condizem em nada com o que se espera na vaga.
Divulgação da vaga através de meios digitais
A época onde as ofertas de emprego apareciam no jornal já acabou e isso todos sabem. Afinal, com o avanço da tecnologia, ficou muito mais fácil e eficaz utilizar a mesma a favor dos processos seletivos. Por essa razão, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que outra etapa importante dos processos seletivos é a divulgação nos meios digitais, como nas redes sociais e na internet.
Testes de perfil e interesses
Além disso, antes de qualquer direcionamento específico, os candidatos ainda passam por testes de perfil e interesses, outro filtro para classificar aquele que mais está alinhado aos interesses da empresa e qualificações para a vaga. É a partir desta etapa, então, de acordo com Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, que é possível avançar para testes de conhecimentos gerais e outras dinâmicas para seleção. Bacana, não é mesmo?