Você já pensou em fazer um curso para adquirir o porte de armas? O instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o porte de arma trata-se de uma autorização dada a um cidadão, que pode andar armado fora de casa ou no local de trabalho. Por isso, se possui interesse ou curiosidade no assunto, leia esse artigo até o final e entenda o que é necessário estudar para obter bons resultados no teste final.
Muitos acreditam que para obter a posse de armas, basta aprender a atirar. Todavia, como menciona o treinador oficial do Renan Bolsonaro, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esse treinamento vai muito além de acertar um alvo, uma vez que o aluno deve passar por testes psicológicos, teste teóricos e testes práticos, para que assim esteja apto para manusear esses instrumentos de arma de fogo. Mas a pergunta é: como se preparar para cada um deles? Confira abaixo algumas dicas para se dar bem nos testes:
Avaliação psicológica
O teste psicológico não deve ser efetuado de forma maciça, e sim de maneira espontânea e tranquila de modo a entender como a psicologia do aluno funciona. Como menciona o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros esse é o primeiro teste para a obtenção do porte de armas, tendo como objetivo obter o Laudo de Aptidão Psicológica. O ideal, é que antes do teste o aluno tenha um bom descanso, não esteja sob uso de medicamentos e ou bebidas, além disso a fome e a preocupação são fatores decisivos para que você tenha um bom desempenho no teste psicológico.
Avaliação teórica
Nesse caso, é importante que o aluno se atente aos aprendizados na teoria para que possa executá-los na prática com excelência. Lembrando que somente passando no teste psicológico, o aluno é autorizado a realizar essa segunda etapa, que é aplicada por instrutores de armamento e tiro IAT — credenciados pela Polícia Federal. Além disso, caso seja do seu interesse, é importante que consulte os IAR credenciados mais próximos da sua residência.
O instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, proprietário de um clube de tiro localizado em Brasília, considera que esse teste possui questões objetivas a serem respondidas, sendo que é obrigação da instituição retirar os temas na Cartilha de Armamento e Tiro, assim como da legislação vigente (Lei 10,826/03 e Decreto 5.123/04) — pois são nestes documentos que constam os principais temas a serem aprendidos e colocados em prática.
Claro que a cartilha mencionada, possui uma série de temas, porém elencamos os principais a serem estudados: normas de segurança, conduta no estande de tiro, funcionamento e manuseio das armas, nomenclatura das peças, fundamentos do tiro e a lei e o decreto citados anteriormente. Vale ressaltar que há cerca de 28 itens que constam na parte de “Normas de Segurança” e mais 6 itens na parte de “Segurança no Estande”. Por via das dúvidas estude a Cartilha de Armamento e Tiro da Polícia Federal, de forma completa.
Avaliação prática
A prova prática, como você deve saber, coloca em prática todos os elementos estudados e vistos no teste teórico. Basicamente, serão dispostos alvos, sendo um de 5 metros e outro de 7 metros, a ideia é que o aluno faça uma quantidade de disparos em um período específico de tempo. Sendo assim, como explica o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, o aluno só será aprovado se tiver 60% de aproveitamento das séries de tiros, e que obtenha no mínimo 30 pontos. Agora, basta que você se atente às dicas e estude para ter sua aprovação!