Jornal em Brasilia Notícias
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: Câmara aprova em Brasília projeto que torna Campinas a ‘Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação’
Share
Jornal em Brasilia NotíciasJornal em Brasilia Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Jornal em Brasilia Notícias > Blog > Política > Câmara aprova em Brasília projeto que torna Campinas a ‘Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação’
Política

Câmara aprova em Brasília projeto que torna Campinas a ‘Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação’

Scherer Schmidt
Scherer Schmidt 3 de julho de 2024
Share
SHARE

Proposta ainda depende de aprovação no Senado Federal e da sanção presidencial para entrar em vigor.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) em Brasília (DF) o Projeto de Lei (PL) que dá a Campinas (SP) o título de “Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O texto agora vai para o Senado Federal e, se aprovado, segue para sanção ou veto do Presidente da República.

Na justificativa do PL, o autor, deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), apontou que a metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da Unicamp, uma das mais importantes do Brasil.

“Existe hoje em Campinas o maior ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, formado por indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades, além de quatro parques tecnológicos nos quais mais de 120 empresas estão instaladas — a maior parte delas de base tecnológica”, diz a justificativa do PL.

Instituições públicas de pesquisa em Campinas
Além de reunir empresas privadas reconhecidas pela inovação tecnológica, como Bosch, Elektro, CPFL Energia, IBM, Samsung, Dell e Arcor, Campinas sedia importantes centros públicos de pesquisas. Entre eles, estão:

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM): órgão do governo federal responsável por desenvolver projetos nas áreas de física, biologia, nanotecnologia, engenharia, química e meio-ambiente. O CNPEM sedia o Sirius, a maior estrutura científica do país, e deve receber em breve o laboratório Orion, o primeiro de biossegurança 4 da América Latina.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): universidade que mais deposita patentes em SP e que tem 67 pesquisadores no ranking de melhores cientistas do mundo. Além disso, sedia um parque tecnológico com empresas-filha e startups que faturam milhões.

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI): é um órgão do governo federal que pesquisa componentes eletrônicos, microeletrônica, software de suporte 3D para a indústria e a medicina.

Instituto Agronômico de Campinas (IAC): ligado ao governo do estado, é um dos centros de pesquisa mais antigos do Brasil, fundado em 1887. O instituto desenvolve importantes pesquisas agrícolas, como técnicas de plantio e melhoramento genético de culturas, como batata e café.

Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL): um dos centros de pesquisa mais importantes na área da alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem do país. Sedia o Tropical Food Innovation Lab, instituição que pesquisa a comida do futuro.

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Lula volta a Brasília e convoca reunião com equipe econômica para discutir alta do dólar
Next Article Brasília pode perder título de Patrimônio Cultural da Humanidade? Unesco avalia ‘estado de conservação da cidade’ em 2025
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A complexidade do fornecimento de remédios em prisões federais
Política
A expectativa e importância da nova etapa da Stock Car em Brasília
Brasilia
A Gravidade do Incêndio no Ministério das Mulheres: Lições para Segurança Pública e Políticas Institucionais
Notícias
Serviços públicos digitais aproximam o governo do cidadão maranhense e tornam o acesso a direitos mais humano e eficiente — visão de Daniella Jadão Meneses.
Serviços públicos digitais aproximando o governo do cidadão maranhense e facilitando o acesso a direitos
Notícias
Investir em grupo pode acelerar resultados e reduzir riscos — uma análise de Kelsem Ricardo Rios Lima sobre por que clubes de investimentos valem a pena.
Clube de investimentos: Vale a pena? Como investir em grupo amplia resultados e reduz erros?
Notícias

Leia também

Política

Congresso em ritmo lento: como as festividades de São João impactam as atividades parlamentares em Brasília

O Congresso Nacional brasileiro entra em um período de menor intensidade com o avanço das festividades juninas, o que afeta…

5 Min Read
Política

Bolsonaro enfrenta restrição para se aproximar de embaixadas em Brasília e repercute no cenário político

O ex-presidente Jair Bolsonaro está impedido de se aproximar das embaixadas localizadas em Brasília, conforme determina uma medida restritiva em…

4 Min Read
Política

Secretaria do Consumidor pede à Meta esclarecimentos sobre política de privacidade e defende suspensão do atual modelo

Notificação questiona a legalidade e transparência das práticas da empresa. Mais cedo nesta terça, a Autoridade Nacional de Proteção de…

4 Min Read
Política

Por Que os Deputados do PT Querem Bolsonaro Preso em Brasília?

Os deputados do PT têm movimentado o cenário político ao solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma medida drástica: impedir…

6 Min Read
Jornal em Brasilia Notícias

JornalemBrasília: O pulso das notícias em Brasília, com cobertura abrangente de tecnologia, política, Brasil e mundo. Esteja sempre informado sobre o que acontece na capital do país e nos principais centros internacionais.

Alex Nabuco dos Santos revela como projetos sustentáveis se tornaram sinônimo de economia, valorização e prestígio.
Construção verde e o retorno financeiro da sustentabilidade: Como o mercado premia a eficiência ambiental?
30 de outubro de 2025
Ian dos Anjos Cunha explora como a neurociência aplicada à liderança revela os mecanismos cerebrais por trás das decisões estratégicas mais eficazes.
Neurociência aplicada à liderança: como o cérebro humano molda decisões estratégicas
30 de outubro de 2025

© 2025 Jornal em Brasília – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?