Jornal em Brasilia Notícias
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Share
Jornal em Brasilia NotíciasJornal em Brasilia Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Jornal em Brasilia Notícias > Blog > Notícias > A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Notícias

A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

Scherer Schmidt
Scherer Schmidt 2 de junho de 2021
Share
Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho
SHARE

O Aeroporto Internacional de Kansai, Japão, foi o maior projeto civil já empreendido. Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador das maiores obras da engenharia mundial, diz que o aeroporto fica situado em uma ilha artificial na baía de Osaka e foi inaugurado em 1994. Porém, o planejamento do local começou muitos anos antes.

Nos anos 60, o Japão se viu perdendo comércios, desenvolvimento e investimentos empresariais para uma significativa região de Tóquio. Juntamente a isso, o aeroporto Itami de Osaka (o original) também estava enfrentando uma superlotação à medida que as viagens aéreas se tornaram mais populares. Uma vez que foi na mesma época o desenvolvimento do Boeing 747 e 737. Então como o  Itami estava nas áreas densamente povoadas, cercado por edifícios, era impossível de expandir.

No início, os desenvolvedores e funcionários governamentais queriam construir o novo aeroporto perto de Kobe. Porém, Fernando Siqueira Carvalho diz que com os protestos dos moradores locais, a obra do aeroporto mudou para a baía sul da Província de Osaka, um nível acima do mar. Assim, também tinha a vantagem de poder operar 24 horas por dia, já que não havia restrições por causa do ruído.

Eles planejaram uma ilha artificial que teria 4 km de comprimento e 2,5 km de largura para o novo aeroporto. Seria necessária uma engenharia sofisticada não apenas para ter uma base sólida para as pistas e os edifícios, mas também para suportar os riscos de tufões, ondas e terremotos, visto que o país está localizado no meio de uma placa tectônica. Um spoiler: embora a cidade tenha sofrido danos significativos, o aeroporto sobreviveu sem danos (embora o aeroporto tenha sido inundado após um tufão).

Para a construção foi preciso de 3 anos para formar a ilha artificial, com uma massa total de mais ou menos 3 montanhas, e uma ponte para ligar o local ao continente, que custou um bilhão de dólares. Já para construir o aeroporto, mais quatro anos foram gastos. Fernando Siqueira Carvalho diz que o projeto final foi dois terminais, duas pistas e instalações de carga. Hoje, o Aeroporto Internacional de Kansai assumiu todas as viagens e aterrissagens internacionais, chegando a passar mais 25,2 milhões de passageiros, enquanto Itami ficou estritamente doméstico.

TAGGED:Cadela PretaCaso da Cadela PretaFernando Siqueira CarvalhoLuis Fernando Siqueira Carvalho
Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article O que fazer quando a rolha do vinho não colabora?
Next Article Fernando Siqueira Carvalho Saiba quais são as regras de trânsito na água
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gato de Pablo é encontrado com pata fraturada antes do julgamento do suspeito. Palavras-chave: noticias distrito_federal
Notícias
Incêndio em galpão no Gama deixa chamas impressionantes
Notícias
Desafios Econômicos e a Exclusão de Pequenos Empreendedores em Eventos Públicos
Notícias
A Pressão do Palácio: Como a Primeira-Dama Enfrenta Desafios Pessoais e Políticos
Brasilia
Estratégias políticas em movimento e os impactos das articulações canceladas
Política

Leia também

Notícias

Governo chama embaixador na Argentina para consultas em Brasília sobre gestão Milei

'Ideia é discutir como levar a relação bilateral da melhor forma possível', disse Julio Bitelli. No mundo da diplomacia, chamar…

4 Min Read
Notícias

Deise Zuqui comenta sobre as botas estilo galocha

Mesmo não sendo tão comum no Brasil, é muito fácil associar as galochas às pessoas que gostam de fazer atividade…

3 Min Read
Notícias

Mauro Cid e general Lourena Cid depõem à Polícia Federal nesta terça-feira (18)

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e pai responderão sobre nova joia negociada nos Estados Unidos O tenente-coronel Mauro Cid,…

2 Min Read
Giampiero Rosmo
Notícias

Guia definitivo: como melhorar a experiência do hóspede em hotéis

De acordo com o empresário Giampiero Rosmo, oferecer uma experiência memorável aos hóspedes é crucial para o sucesso de qualquer…

5 Min Read
Jornal em Brasilia Notícias

JornalemBrasília: O pulso das notícias em Brasília, com cobertura abrangente de tecnologia, política, Brasil e mundo. Esteja sempre informado sobre o que acontece na capital do país e nos principais centros internacionais.

Rodrigo Balassiano explica como medir a efetividade da política de compliance de um fundo para garantir transparência e segurança.
Como medir a efetividade da política de compliance de um fundo
19 de agosto de 2025
Pedro Guimarães destaca como a criação do CaixaTem impulsionou a revolução digital nos pagamentos sociais no Brasil.
A criação do app CaixaTem e a revolução digital nos pagamentos sociais
4 de setembro de 2025

© 2025 Jornal em Brasília – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?