Jornal em Brasilia Notícias
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Share
Jornal em Brasilia NotíciasJornal em Brasilia Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Jornal em Brasilia Notícias > Blog > Notícias > A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Notícias

A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

Scherer Schmidt
Scherer Schmidt 2 de junho de 2021
Share
Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho
SHARE

O Aeroporto Internacional de Kansai, Japão, foi o maior projeto civil já empreendido. Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador das maiores obras da engenharia mundial, diz que o aeroporto fica situado em uma ilha artificial na baía de Osaka e foi inaugurado em 1994. Porém, o planejamento do local começou muitos anos antes.

Nos anos 60, o Japão se viu perdendo comércios, desenvolvimento e investimentos empresariais para uma significativa região de Tóquio. Juntamente a isso, o aeroporto Itami de Osaka (o original) também estava enfrentando uma superlotação à medida que as viagens aéreas se tornaram mais populares. Uma vez que foi na mesma época o desenvolvimento do Boeing 747 e 737. Então como o  Itami estava nas áreas densamente povoadas, cercado por edifícios, era impossível de expandir.

No início, os desenvolvedores e funcionários governamentais queriam construir o novo aeroporto perto de Kobe. Porém, Fernando Siqueira Carvalho diz que com os protestos dos moradores locais, a obra do aeroporto mudou para a baía sul da Província de Osaka, um nível acima do mar. Assim, também tinha a vantagem de poder operar 24 horas por dia, já que não havia restrições por causa do ruído.

Eles planejaram uma ilha artificial que teria 4 km de comprimento e 2,5 km de largura para o novo aeroporto. Seria necessária uma engenharia sofisticada não apenas para ter uma base sólida para as pistas e os edifícios, mas também para suportar os riscos de tufões, ondas e terremotos, visto que o país está localizado no meio de uma placa tectônica. Um spoiler: embora a cidade tenha sofrido danos significativos, o aeroporto sobreviveu sem danos (embora o aeroporto tenha sido inundado após um tufão).

Para a construção foi preciso de 3 anos para formar a ilha artificial, com uma massa total de mais ou menos 3 montanhas, e uma ponte para ligar o local ao continente, que custou um bilhão de dólares. Já para construir o aeroporto, mais quatro anos foram gastos. Fernando Siqueira Carvalho diz que o projeto final foi dois terminais, duas pistas e instalações de carga. Hoje, o Aeroporto Internacional de Kansai assumiu todas as viagens e aterrissagens internacionais, chegando a passar mais 25,2 milhões de passageiros, enquanto Itami ficou estritamente doméstico.

TAGGED:Cadela PretaCaso da Cadela PretaFernando Siqueira CarvalhoLuis Fernando Siqueira Carvalho
Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article O que fazer quando a rolha do vinho não colabora?
Next Article Fernando Siqueira Carvalho Saiba quais são as regras de trânsito na água
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O fim das tarefas manuais começa quando regras, pessoas e sistemas são orquestrados por um único motor, explica a Nexdata Tecnologia LTDA.
Fim das tarefas manuais: Como orquestrar regras, pessoas e sistemas com um único motor
Notícias
O Instituto IBDSocial demonstra como a integração entre setores potencializa a eficiência e transforma a experiência de atendimento.
Integração que gera eficiência: como a conexão entre setores transforma o atendimento
Notícias
Sérgio Bento De Araújo mostra como usar vídeos como tarefas escolares com rubricas claras e respeito aos direitos autorais.
Vídeos como tarefas escolares: Entenda tudo sobre rubricas e direitos autorais!
Notícias
A complexidade do fornecimento de remédios em prisões federais
Política
A expectativa e importância da nova etapa da Stock Car em Brasília
Brasilia

Leia também

Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino
Notícias

Saladas são capazes de saciar a fome: veja como isso é possível!

Você sabia que saladas são, sim, capazes de saciar a fome? No entanto, para Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino,…

4 Min Read
Daniel Dias Machado
Notícias

Cuidados após usar botox: eles são realmente necessários? Quais são?

Para o Dr. Daniel Dias Machado, os cuidados após usar botox são imprescindíveis para que esse tipo de harmonização facial…

3 Min Read
Notícias

A Gravidade do Incêndio no Ministério das Mulheres: Lições para Segurança Pública e Políticas Institucionais

Na manhã do dia 25 de novembro de 2025, um incêndio no Ministério das Mulheres em Brasília mobilizou uma operação…

4 Min Read
Milton de Oliveira Lyra Filho
Notícias

Explore o futuro dos ativos com tokens de propriedade fracionada!

Como elucida o CEO da ML Group Milton de Oliveira Lyra Filho, a tecnologia blockchain tem revolucionado vários setores, especialmente…

4 Min Read
Jornal em Brasilia Notícias

JornalemBrasília: O pulso das notícias em Brasília, com cobertura abrangente de tecnologia, política, Brasil e mundo. Esteja sempre informado sobre o que acontece na capital do país e nos principais centros internacionais.

Serviços públicos digitais aproximam o governo do cidadão maranhense e tornam o acesso a direitos mais humano e eficiente — visão de Daniella Jadão Meneses.
Serviços públicos digitais aproximando o governo do cidadão maranhense e facilitando o acesso a direitos
25 de novembro de 2025
A Gravidade do Incêndio no Ministério das Mulheres: Lições para Segurança Pública e Políticas Institucionais
25 de novembro de 2025

© 2025 Jornal em Brasília – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?