Jornal em Brasilia Notícias
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Reading: A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Share
Jornal em Brasilia NotíciasJornal em Brasilia Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasilia
  • Notícias
  • Política
  • Sobre Nós
Jornal em Brasilia Notícias > Blog > Notícias > A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão
Notícias

A história por trás do Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

Scherer Schmidt
Scherer Schmidt 2 de junho de 2021
Share
Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho
SHARE

O Aeroporto Internacional de Kansai, Japão, foi o maior projeto civil já empreendido. Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador das maiores obras da engenharia mundial, diz que o aeroporto fica situado em uma ilha artificial na baía de Osaka e foi inaugurado em 1994. Porém, o planejamento do local começou muitos anos antes.

Nos anos 60, o Japão se viu perdendo comércios, desenvolvimento e investimentos empresariais para uma significativa região de Tóquio. Juntamente a isso, o aeroporto Itami de Osaka (o original) também estava enfrentando uma superlotação à medida que as viagens aéreas se tornaram mais populares. Uma vez que foi na mesma época o desenvolvimento do Boeing 747 e 737. Então como o  Itami estava nas áreas densamente povoadas, cercado por edifícios, era impossível de expandir.

No início, os desenvolvedores e funcionários governamentais queriam construir o novo aeroporto perto de Kobe. Porém, Fernando Siqueira Carvalho diz que com os protestos dos moradores locais, a obra do aeroporto mudou para a baía sul da Província de Osaka, um nível acima do mar. Assim, também tinha a vantagem de poder operar 24 horas por dia, já que não havia restrições por causa do ruído.

Eles planejaram uma ilha artificial que teria 4 km de comprimento e 2,5 km de largura para o novo aeroporto. Seria necessária uma engenharia sofisticada não apenas para ter uma base sólida para as pistas e os edifícios, mas também para suportar os riscos de tufões, ondas e terremotos, visto que o país está localizado no meio de uma placa tectônica. Um spoiler: embora a cidade tenha sofrido danos significativos, o aeroporto sobreviveu sem danos (embora o aeroporto tenha sido inundado após um tufão).

Para a construção foi preciso de 3 anos para formar a ilha artificial, com uma massa total de mais ou menos 3 montanhas, e uma ponte para ligar o local ao continente, que custou um bilhão de dólares. Já para construir o aeroporto, mais quatro anos foram gastos. Fernando Siqueira Carvalho diz que o projeto final foi dois terminais, duas pistas e instalações de carga. Hoje, o Aeroporto Internacional de Kansai assumiu todas as viagens e aterrissagens internacionais, chegando a passar mais 25,2 milhões de passageiros, enquanto Itami ficou estritamente doméstico.

TAGGED:Cadela PretaCaso da Cadela PretaFernando Siqueira CarvalhoLuis Fernando Siqueira Carvalho
Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article O que fazer quando a rolha do vinho não colabora?
Next Article Fernando Siqueira Carvalho Saiba quais são as regras de trânsito na água
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ian dos Anjos Cunha explora como a neurociência aplicada à liderança revela os mecanismos cerebrais por trás das decisões estratégicas mais eficazes.
Neurociência aplicada à liderança: como o cérebro humano molda decisões estratégicas
Notícias
Alex Nabuco dos Santos revela como projetos sustentáveis se tornaram sinônimo de economia, valorização e prestígio.
Construção verde e o retorno financeiro da sustentabilidade: Como o mercado premia a eficiência ambiental?
Notícias
Mulheres Negras em Brasília: Força, Resistência e Luta por Justiça
Política
Brasília Impõe Goleada Histórica no NBB: Vitória Arrasadora Sobre o Rio Claro
Brasilia
Comportamento Impulsivo no Aeroporto de Brasília: Consequências Legais e Impactos na Segurança Aérea
Notícias

Leia também

Márcio Alaor de Araújo
Notícias

Descubra os erros mais comuns de quem está começando investir

O empresário Márcio Alaor de Araújo é especialista em finanças, por isso, a convite de nossa redação, elenca os erros…

3 Min Read
Notícias

Deise Zuqui exemplifica a diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Deise Zuqui é fashionista e grande entusiasta dos cuidados com a pele. Ela nos diz que apesar dos nomes serem…

3 Min Read
Notícias

Gripe aviária no Zoológico de Brasília acende alerta no Distrito Federal e reforça ações emergenciais

O caso confirmado de gripe aviária no Zoológico de Brasília gerou preocupação nas autoridades do Distrito Federal e colocou em…

5 Min Read
Manoel Conde Neto
Notícias

RH no ramo farmacêutico: entenda como funcionam os recursos humanos nessa área

Você já parou pra pensar como funciona a gestão dos recursos humanos nas farmácias? O empresário Manoel Conde Neto entende…

4 Min Read
Jornal em Brasilia Notícias

JornalemBrasília: O pulso das notícias em Brasília, com cobertura abrangente de tecnologia, política, Brasil e mundo. Esteja sempre informado sobre o que acontece na capital do país e nos principais centros internacionais.

Hebron Costa Cruz de Oliveira destaca a leitura como instrumento de empatia e autoconhecimento.
A leitura como um caminho para a empatia e autoconhecimento: Conheça a força transformadora da literatura
23 de outubro de 2025
Matheus Vinicius Voigt analisa as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando as grandes obras de engenharia elétrica.
Tendências tecnológicas que impulsionam obras de engenharia elétrica em larga escala
9 de outubro de 2025

© 2025 Jornal em Brasília – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?