Quem nunca ganhou uma nota de dinheiro quando criança e se sentiu como um adulto, não é mesmo? Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a mesada é uma das atitudes mais comuns entre determinadas famílias ao mesmo tempo que é uma das questões que mais levanta questionamentos. Se você deseja entender mais sobre a mesada e as melhores maneiras de criar uma conta para os menores de idade, continue lendo esse artigo.
O que é a mesada?
É muito comum e até mesmo tradicional que em algumas famílias os pais deem uma determinada quantia de dinheiro para os filhos, normalmente, em um regime de periodicidade mensal. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, essa é uma ótima maneira de deixar as crianças e adolescentes lidarem com o próprio dinheiro e entender o seu valor.
A mesada é necessária?
Apesar de ser uma atividade muito comum para uma parcela da sociedade, muitas pessoas podem questionar qual a necessidade da mesada para as crianças e adolescentes. Ainda que não seja algo obrigatório e que não faça sentido na realidade de todas as famílias brasileiras, a mesada é um ótimo artifício para ensinar os filhos sobre o dinheiro e, até mesmo, uma maneira de fazer uma poupança para o futuro da criança.
Melhores bancos
Costumeiramente, as mesadas eram dadas através de notas ou moedas que as crianças guardavam em seus cofres. No entanto, o mundo mudou e a forma de dar essa mesada também foi renovada. Dessa maneira, para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é preciso buscar ensinar os menores a terem sua própria conta em bancos digitais, assim como a maioria da população.
No entanto, antes de realizar qualquer abertura de conta, Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita ser importante estudar quais as melhores possibilidades do mercado. Entre elas, alguns bancos digitais se destacam mais que outros, devido às suas funcionalidades, praticidade e segurança.
Um dos mais utilizados é o banco Inter, que oferece uma Conta Kids destinada para crianças e adolescentes de até 17 anos. Nessa opção, é possível que os jovens administrem suas contas com o monitoramento dos pais e responsáveis. Outra opção muito interessante é o C6 Bank Yellow, que também tem foco nos menores de idade e oferece mais autonomia para escolher as ações disponíveis para a conta.
Estimulando a educação financeira
Se você deseja estimular o aprendizado sobre educação financeira dentro de sua casa, o melhor caminho pode ser, exatamente, dar a oportunidade dos menores terem contato com o dinheiro através da mesada. Assim, é possível que as crianças aprendam sobre economia, investimentos, gestão financeira e segurança nas finanças antes mesmo de chegarem na fase adulta.