De acordo com o dicionário Oxford Languages, investimento é “aplicação de recursos, tempo, esforço etc. a fim de se obter algo.” Desse modo, Marcio Alaor Araujo, empresário e especialista em investimentos e finanças, sabendo a importância de fomentar e divulgar informações acerca do planejamento financeiro para as pessoas, fala à nossa redação sobre como começar a investir. Saiba como investir seu dinheiro começando com pouco.
Mude a mentalidade que você tem sobre o dinheiro
Um ponto muito importante que Marcio Alaor Araujo salienta é a necessidade de mudar a mentalidade que a maioria das pessoas possuem sobre o dinheiro. “As pessoas passam boa parte da vida comprando coisas e mais coisas e esquecem de investir e planejar o futuro, por isso, sem planejamento financeiro, acabam em dívidas, por isso, é essencial um bom planejamento financeiro e mudança de mentalidade.”
“É preciso falar sobre o dinheiro para desmistificar e remover este tabu em torno dele”, conclui Márcio Alaor Araujo.
Poupar não é investir
O empresário Marcio Alaor Araujo explica que mais importante que poupar é fazer aquele dinheiro render, uma vez que, após quitar dívidas e obter um planejamento financeiro adequado, é chegada a hora de investir para que seja uma forma rentável. É nessa etapa que o conceito do dinheiro trabalhar para si começa a fazer sentido, desse modo, não perca dinheiro, não o deixe esquecido na poupança, invista já.
“Há pessoas que guardam dinheiro ou recebem uma alta quantia e simplesmente colocam em poupanças, por vezes, a taxa de manutenção da poupança torna-se superior que o (baixo) rendimento, configurando, assim, em prejuízo, por isso, atente-se a esse quesito, enfatiza Márcio Alaor Araujo.
No que investir?
A resposta para essa pergunta é muito difusa, pois há diversas formas de investir o dinheiro, explica o especialista em finanças Márcio Alaor Araujo: há diversos títulos e ações, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) títulos públicos, como Tesouro Direto, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), mercado de ações e muito mais! Por isso, o empresário aconselha pesquisas sobre as diversas maneiras de investir e ver qual se adequa melhor ao seu perfil investidor, moderado e conservador, ou arriscado e arrojado?
- Além disso, lembre-se: começar com pouco é melhor que não começar