Você tem vontade de se tornar um advogado criminal? O empresário do mundo jurídico Joel Marcelino Ortiz Oliveira destaca que esse ramo do direito possui grande importância, e para aqueles que querem segui-lo, é necessário estar preparado para conflitos, além de ter que ser ágil nos processos para que problemas maiores não ocorram. Sendo assim, se você deseja saber mais sobre a área, continue a leitura deste artigo!
Quando está se formando na faculdade de direito surge a dúvida sobre qual ramo seguir, isso porque, essa área possibilita que seus colaboradores trabalhem nos mais diversos âmbitos, sendo um deles, o direito criminal. O direito criminal abarca inúmeros cargos jurídicos, como por exemplo, juízes, promotores, defensores públicos, e o mais popular, deles, os advogados.
Direito Criminal
Primeiramente é importante saber o que é o direito criminal. O advogado Joel Marcelino Ortiz Oliveira pontua que, no direito criminal, será realizada a defesa contra acusações de crimes, sejam eles cometidos contra pessoas físicas ou contra pessoas jurídicas. Para além disso, cabe salientar que dentro dessa área estão as legislações para as condutas mais graves e as penalidades que devem ser aplicadas, caso ocorram.
Jornada e atividades de um advogado criminal
Para atuar como advogado criminal, primeiro, é necessário possuir uma formação acadêmica. Durante o curso, o estudante verá o direito criminal, sendo assim, não é obrigatório que ele faça uma pós graduação, apenas o bacharel em Direito. Entretanto, alguns profissionais optam por fazer uma especialização, para que assim possam se aprofundar em um ramo mais específico. O estágio também é muito importante para contribuir na construção desse profissional, uma vez que ele trará experiências no meio.
Quando se trata das atividades que um advogado criminal irá realizar, podemos citar a defesas de pessoas em investigações, sejam elas criminosos ou vítimas. Joel Marcelino Ortiz Oliveira destaca que esse profissional terá que estudar as leis, preparar sua argumentação, preparar seus clientes para o depoimento, reunir as contraprovas e fazer pedidos de liberdade. Para além disso, terá que comparecer em reuniões e fóruns para audiências.
Antes de se tornar um advogado criminal é importante saber que será exigido conhecimento sobre o código penal, além de dedicação constante para compreendê-lo. Ademais, esse especialista precisa ser racional durante os processos, tendo em vista o melhor para seu cliente. Em seu caráter deve estar atribuído características como, lealdade, sinceridade e veracidade.