A medicina tem se desenvolvido e buscado inovar cada vez mais. Com o passar dos anos, o transplante de órgão se tornou possível e o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que essa inovação foi e ainda é fundamental para que milhares de vidas fossem salvas. Entre os transplantes possíveis, um deles é o de útero. Continue lendo para saber mais sobre este tema!
O que é o transplante de útero?
Muitas mulheres nascem ou até mesmo perdem o útero por diferentes razões. Esse órgão tão importante para o desenvolvimento do corpo feminino desempenha diversas funções que são fundamentais para o bom desempenho do organismo. Por esse motivo e devido à sua importância, profissionais da medicina no mundo todo se debruçam para encontrar uma solução para essa questão. Uma delas é o transplante de útero.
Apesar de parecer uma loucura, devido ao fato de ser um procedimento grandioso, o transplante de útero consiste em um tratamento experimental no qual uma pessoa que não possui útero ou que tem um útero não saudável recebe esse órgão de uma doadora apta que esteja viva ou até mesmo com morte cerebral. Dessa forma, dentre diversas possibilidades, é possível que o útero transplantado gere uma nova vida.
Riscos
Se você está se perguntando se há riscos durante a execução desse procedimento, a resposta, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é sim. Afinal, o transplante de útero é um procedimento muito complexo e traz riscos assim como qualquer outra cirurgia. No entanto, o sucesso na realização do transplante de útero é muito frequente, e tendo os cuidados necessários, as doadoras vivas e receptoras terão uma vida normal.
Quem deve recorrer a esse transplante?
Esse tipo de procedimento não é realizado com facilidade, afinal, não são todos os casos em que há essa possibilidade. Por isso, o Dr. Orcione Guimarães Júnior acredita ser importante que as pessoas saibam que o transplante de útero é realizado em casos de malformação uterina, ausência do órgão por diferentes motivos e o mal funcionamento do útero.
Gravidez com útero transplantado
Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, uma pergunta que pode intrigar muitas pessoas é sobre a possibilidade de gravidez após o transplante de útero. A resposta é que há a possibilidade de gestação de uma nova vida, no entanto, a inseminação deve ser realizada em laboratório, na modalidade in vitro, já que não há a possibilidade de ocorrer uma gravidez de forma natural.
Por fim, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita ser muito importante que as mulheres recebam o acompanhamento médico ginecológico necessário e competente. Para isso, não deixe de conhecer o trabalho do Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior através de seu site: www.clinicadrorcione.com e sua página no Instagram pelo perfil: @drorcionejunior. Para saber mais, entre em contato via Whatsapp por meio do link: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.