O empresário Márcio Alaor de Araújo é especialista em finanças, por isso, a convite de nossa redação, elenca os erros mais comuns de quem está começando a investir. Saiba quais são e se blinde de erros comumente praticados. Para quem deseja saber mais sobre finanças e está iniciando no mundo dos investimentos, esse post é ideal. Confira.
Investir pode ser mais descomplicado do que parece, contudo, para alçar bons investimentos, reduzindo as chances de erros e prejuízos, o ideal é pesquisar a fundo sobre o mercado e suas variações, explica o empresário Márcio Alaor de Araújo. Desse modo, para criar um bom repertório, é preciso ler e estudar bastante.
Seguir a opinião de quem não entende do assunto
Márcio Alaor de Araújo explica que há muitas pessoas que deixam de fazer bons negócios (o fazem maus negócios) por escutarem opiniões alheias, a contrapartida é que essas pessoas nao entendem de finanças e investimento e, dessa forma, não possuem um repertório e arcabouço adequados para direcionar alguém.
O melhor a se fazer é se consultar com quem realmente entende do assunto ou estudar e tirar suas próprias conclusões. O empresário Márcio Alaor de Araújo aconselha ler bastante sobre o mercado financeiro, analisando os prós e contras de cada investimento para que, dessa maneira, se construa um conhecimento sólido acerca dos ativos.
Não se aprimorar nos temas
Como dito, um erro gravíssimo é seguir a opinião alheia de pessoas leigas no assunto, continuamente, para isso, o indivíduo, certamente, não pesquisou sobre o assunto e não se aprofundou no tema. Desse modo, o empresário Márcio Alaor de Araújo entende como um erro crasso não buscar mais conhecimento sobre o tema, além disso, o empresário cita como parte essencial de um bom empreendedor e investidor, sempre buscar mais.
Não planejar a longo prazo
Continuamente, um erro que ilude muitos investidores iniciantes é começar a investir sem pensar a longo prazo. Márcio Alaor de Araújo explica que no mundo dos investimentos é preciso ter calma para analisar a conjuntura atual e para analisar a longo prazo também. Desse modo, é essencial alinhar objetos com os tipos de investimentos.