Antes de realizar uma aplicação financeira é necessário estudar o mercado de ações. Diante disso, o empresário Rodrigo Balassiano entende que é importante as pessoas compreenderem o papel da análise fundamentalista e análise técnica, a fim de saberem lidar melhor com os investimentos no mercado financeiro. Quer se tornar um acionista de sucesso? Continue lendo e saiba mais sobre a análise fundamentalista e a análise técnica.
O que é análise fundamentalista?
De acordo com o homem de negócios Rodrigo Balassiano, a análise fundamentalista consiste em uma estratégia de avaliação que auxilia o acionista a tomar a decisão de compra e venda do ativo, conforme as informações financeiras e de mercado obtidas na coletadas a partir do estudo do índice econômico.
Logo, esse método de estudos do mercado financeiro tem como principal finalidade observar e identificar as oportunidades do mercado financeiro, levando em consideração as variações econômicas dadas pelos indicadores financeiros, o patrimônio líquido da empresa, a lucratividade por ação e a relação do preço-lucro.
O que é análise técnica?
Já a análise técnica, como aponta o diretor da ID Serviços Financeiros Rodrigo Balassiano, contempla uma estratégia que é utilizada para que os profissionais possam estudar minuciosamente o mercado financeiro. Esse estudo é efetuado a partir da avaliação dos instrumentos econômicos e dos gráficos históricos da bolsa de valores.
Portanto, a metodologia em questão tem como principal responsabilidade permitir que os profissionais prevejam o fluxo de um ativo financeiro e a direção que os preços seguirão em um determinado período de tempo. Essa análise apresenta as probabilidades em imagens e gráficos, para estabelecer uma compreensão mais clara dos indicadores financeiros.
Qual análise utilizar para investir?
Por fim, como comenta o especialista em mercado financeiro Rodrigo Balassiano, visto que a análise fundamentalista serve para auxiliar os acionistas a identificarem as oportunidades de compra e venda do mercado financeiro, e que a análise técnica serve para o estudo dos índices econômicos, ambas podem ser utilizadas para realizar investimentos na bolsa.
No entanto, a primeira é mais indicada para os acionistas que desejam utilizar as aplicações financeiras como uma forma de poupança, fazendo o dinheiro ter um rendimento mais atrativo. Enquanto a segunda é mais indicada para os acionistas que buscam obter ganhos com as variações do índice do mercado financeiro.
Quer se tornar um investidor de sucesso? Realize uma dessas análises antes de realizar aplicações na bolsa.